terça-feira, julho 23, 2013

Emprestar Dinheiro em Troca de Cheque Pré-Datado e Cobrar Taxa: Tá Certo?

Meu trabalho é trocar cheques pré-datados para pessoas que precisam de dinheiro imediato. Neste câmbio, cobro uma taxa percentual. Isso está certo?



Quando o salmo 15 fala sobre o homem justo, dizendo que este é aquele que empresta o seu dinheiro sem cobrar juros note que o texto está enfocado na fidelidade, na honestidade e na clareza de negócio. Quando Êxodo 22, Levitico 25, e Deuteronômio 23 condenam o emprestar dinheiro com juros, o enfoque do texto está em não explorar, escravatóriamente, o próximo. Os maiores problemas são o da ganância, como está em Provérbios 28:8, e o da usura, como está em Ezequiel 18:8, 13 e 17, que extorque o pobre e o faz sofrer com a exploração.

O próprio homem que representa Jesus, na parábola de Lucas 19, espera receber um dinheiro com suas correções, no acerto de contas.

Portanto, o que precisa ser aceito ou condenado não é tanto o procedimento, mas sim o que está por trás dele, os motivos que o levam a acontecer, e as conseqüências que ele causa. E isto deve ser regido por princípios.

O que o seu pai deve responder para si mesmo, e o que deve responder para si mesmo, ao emprestar um dinheiro é:

a)O empréstimo é honesto, claro, e bem dialogado?
b)O empréstimo cobra uma taxa como uma prestação de serviço ou se aproveita da situação difícil do próximo?
c)O cliente fica satisfeito ou se sente extorquido?
d)Os clientes têm sido prejudicados ou beneficiados?
e)Qual seria o limite entre o pedido de uma taxa pela prestação de serviço e o exagero em aproveitar-se da situação? Este limite tem sido respeitado?
f)Neste trabalho estão presentes a usura e a ganância?

Não precisa responder-me a estas perguntas. Mas por elas você pode ver que uma mesma atividade pode ser boa ou má, dependendo do respeito que está sendo dado aos princípios e valores da honestidade, do amor ao próximo, do altruísmo, do respeito, da prestação de serviços não exploratória, etc.

E através das respostas que cada um dá a si mesmo, ele pode entender, pelo trabalho que Deus faz em sua consciência, se o que ele está fazendo é certo ou errado.

Um exercício importante é: Ore antes de cada dia, pedindo que Deus abençoe o trabalho. Ore antes de cada procedimento, pedindo a orientação de Deus. Ore com cada cliente, pedindo que Deus abençoe sua vida financeira. Se você conseguir fazer isso sem se sentir mal, provavelmente, seu trabalho estará sendo o trabalho de um verdadeiro servo dEle.

Que Ele abençoe o seu trabalho,

Twitter: @Valdeci_Junior

Nenhum comentário: