terça-feira, julho 05, 2011

O Paraná como exemplo para o Tapajós

Por Jeso Carneiro em 5/7/2011 às 12:31 · 1 Comentário
por João Guilherme Mota de Sousa (*)
Hoje o Estado do Tapajós pode e tem condições com educação, trabalho e tecnologia superar as dificuldades e ser um grande Estado. SIM Tapajós, SIM Carajás.
A seguir um pouco da história do Estado do Paraná que eu tenho como exemplo de superação.
O Paraná pertenceu a São Paulo, foi separado e nem por isso São Paulo ficou pobre e Curutiba hoje é uma cidade desenvolvida com qualidade de vida, assim como podemos destacar no interior do Paraná: Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Ponta Grossa,…
O Paraná é o quinto estado mais rico do Brasil, seu PIB, é menor apenas que o PIB de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Em 29 de maio de 1843, começa a discussão do projeto de lei que elevava a comarca de Coritiba à categoria de província, que pertencia a São Paulo. Os deputados paulistas usavam como desculpa que o verdadeiro motivo da criação da nova província, por desmembramento da Província de São Paulo, seria o de punir esta última por sua participação na Revolta Liberal de 1842.
A economia paranaense ganhava incremento com a exportação da erva-mate nativa para os mercados do Prata e do Chile e o comércio de gado. Eram feitas promessas de emancipação, enquanto prosseguiam as representações e a luta no Parlamento. Finalmente, a 28 de agosto de 1853 foi aprovado o projeto de criação da província do Paraná, que teria como capital provisória o município de Curitiba e depois seria confirmada.

Nenhum comentário: