sexta-feira, junho 06, 2008



IGREJAS PRA TODO GOSTO.



No último senso, o percentual de evangélicos na população brasileira subiu de 9,05% para 15,45%. É significativo o aumento das denominações pentecostais, considerado por muitos como um fenômeno religioso deste terceiro milênio. Uma pesquisa do Iser (Instituto Superior dos Estudos da Religião) na década de 90 concluiu que a cada semana surgem cinco novas Igrejas só no Rio de Janeiro. Hoje, provavelmente, este número aumentou.

As Igrejas pentecostais e neopentecostais expressam uma espiritualidade carregada de afetividade, sensações e emoção. Oferecem aos fiéis a satisfação de suas necessidades e solução de seus problemas: doenças, falta de dinheiro, crises conjugais e familiares, trabalho, etc.

Alguns analistas afirmam que a "fórmula" dessas Igrejas é baseada na teologia da retribuição, tipo "toma lá, dá cá." Se você der a Deus ($$$, via Igreja), Deus retribuirá a confiança e fé do fiel com muitas graças e bem-aventuranças. Também está incluso o conceito da teologia da prosperidade, a progressão financeira é sinal da bênção de Deus.

O mais interessante é a criatividade para escolher os nomes das igrejas:

"Igreja Cristo é show"
"Igreja da Serpente de Moisés que Engoliu as Outras"
"Igreja Evangélica Florzinha de Jesus"
"Igreja Pentecostal Barco da Salvação"
"Igreja Evangélica Pentecostal Cuspe de Cristo"
"Igreja Menina dos Olhos de Deus"
"Bola De Neve Church"
"Igreja Evangélica Batista Barranco Sagrado"
"Igreja E.T.Q.B. (Eu Também Quero A Bênção)"
"Igreja Pentecostal Jesus Vem, Você Fica"
"Igreja Evangélica Ligação Direta com o Paraíso"
"Igreja Evangélica de Abominação à Vida Torta"
"Igreja Assembléia de Deus do Papagaio Santo que Ora a Bíblia"
"Associação Evangélica Fiel até Debaixo d'Água"
"Congregação Anti-Blasfêmias"
"Igreja Bailarinas da Valsa Divina"
"Igreja Congregacional Exigimos a Graça de Deus"
"Igreja Batista Pronto-Socorro das Almas"
"Congregação Cristã dos Fiéis Vencedores Salvos da Macumba"
"Igreja Assembléia de Deus Botas de Fogo Ardentes e Chamuscantes"
"Igreja Evangélica da Bazuca Celestial"

Geralmente são igrejas independentes, algumas fundadas pelo carisma do pastor responsável como é o caso da "Cruzada Evangélica do Pastor Waldevino Coelho, a sumidade". Sumidade e humildade nem sempre caminham juntas...

É certo que muitas igrejas funcionam como empresas, este mercado tem se mostrado bastante fértil, um grande ?negócio? nem sempre inspirado no Evangelho de Jesus Cristo. Os nomes, além de revelarem certa peculiaridade da espiritualidade brasileira, também parecem ser usados como estratégia de marketing ? quanto mais excêntrico e chocante, melhor!

Para atender a demanda do atual mercado, também existem cursos para a formação de pastores em seis meses e por correspondência. Não que isso seja absolutamente necessário, a vocação independe da idade e do nível de escolaridade, como no excepcional caso da "menina pastora".

Abrir uma igreja no Brasil é fácil. "Não é necessário muita coisa. Junta-se uma diretoria composta por oito pessoas; depois convoca-se uma reunião para emitir a ata de fundação. A partir daí, basta elaborar o estatuto e registrá-lo no cartório", informa o contador e também pastor Rubens Moraes da Assembléia de Deus de Madureira (RJ), numa entrevista à revista evangélica Eclésia. Depois é só dar entrada no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). E bons negócios!

Nenhum comentário: