terça-feira, janeiro 08, 2008




Novos alvos para a vida Tamanho do Texto


Samuel Câmara
Pastor da Assembléia de Deus em Belém

Um desenho do Snoopy descreve bem a estratégia de muitas pessoas quantos aos alvos a atingir na vida. Charlie Brown estava praticando arco e flecha no quintal da casa. Em vez de mirar em um alvo específico, ele atirava as flechas a esmo na cerca de madeira e desenhava em seguida um alvo onde a flecha havia atingido. Lucy chegou a ele e perguntou: “Por que você está fazendo assim?” Ao que Charlie Brown respondeu sem nenhum constrangimento: “É que desta maneira eu jamais erro!”
Infelizmente essa é a mesma lógica utilizada por muitas pessoas. Não importa bem aonde querem chegar, contanto que cheguem a algum lugar, pois esse será sempre o alvo que tinham em mente. Há um velho ditado popular que expressa bem esse resultado: “Quem não sabe para onde vai, qualquer caminho leva, e não chega nunca”.
Decerto, estabelecer alvos coerentes nos faz crescer na vida. Mas quais os novos alvos, o que fazer para alcançá-los e crescer?
Normalmente as pessoas fazem planos, desenvolvem estratégias e, depois, se lançam à empreitada de galgar melhores posições na vida. Se não conseguem, sentem-se desanimadas e sem forças para prosseguir, com a nítida sensação de viverem a mesmice de um fracassado ambulante.
Eu entendo que antes de pensar em novos alvos, a pessoa deveria primeiro descobrir o porquê de não alcançar os alvos antigos. O problema é que começou perguntando por onde deveria terminar.
A primeira pergunta é: O que está me impedindo de alcançar os alvos e crescer?
O que quero dizer é que, se eu estou tratando de crescimento (em qualquer área), estou enfocando algo que acontece de modo substancialmente natural. Por exemplo, se uma criança não está crescendo, não adianta ficar engendrando planos para que cresça. É necessário primeiro descobrir o que a está impedindo de crescer. Se ela é bem nutrida, vive em um ambiente de normalidade familiar, então é normal que cresça. No entanto, se há algo errado, se ela não cresce, deve estar doente ou tem algum problema grave.
Assim também é na vida em geral. Se a pessoa não está crescendo numa área específica, antes de pensar em crescer, deve procurar descobrir o que a está impedindo de fazê-lo normalmente. Em seguida deve dedicar-se a restabelecer os alvos que a farão crescer.
Entre uma coisa e outra é fundamental depender de Deus, pois Ele “é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos” (Ef 3.20).
Há pessoas, contudo, que preferem não contar com Deus, e pensam que podem estabelecer e atingir os alvos que quiserem. A essas pessoas, Tiago, irmão do Senhor, adverte: “Agora escutem, vocês que dizem: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade e ali ficaremos um ano fazendo negócios e ganhando muito dinheiro! Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece. O que vocês deveriam dizer é isto: Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo” (Tg 4.13).
Uma boa maneira de descobrir se há algo de errado na vida e qual o caminho certo é buscar orientação de Deus na meditação da Bíblia e na oração. Faça, portanto, da Bíblia a sua bússola, pois é “lâmpada para os pés e luz para o caminho” (Sl 119.105).
A melhor maneira de estabelecer novos alvos para a vida é seguir as orientações da Palavra de Deus, pois ela nos ensina a ter uma vida abundante. Então, poderá dizer como Paulo: “Esquecendo-me das coisas que para trás ficam, prossigo para o alvo” (Fp 1.31). E como o rei Davi, acrescentar: Em 2008, “o Senhor é o meu Pastor; nada me faltará” (Sl 23.1).
Viva um abençoado 2008!

Nenhum comentário: