segunda-feira, outubro 14, 2013

REAÇÕES ÀS MUDANÇAS


Publicado em 21.07.2009

"É Deus quem muda o tempo e as estações." Daniel 2.21
Mudanças são inexoráveis. Tudo muda, o tempo todo, em velocidade e intensidade diferentes. Assim são as estações do ano, as estações da vida, as coisas ao redor, e até as mais distantes e desconhecidas. Contudo, temos muita dificuldade em enfrentá-las.
Para ilustrar como temos dificuldades em lidar com mudanças, gosto de aplicar uma dinâmica em grupo que segue este roteiro: (1) as pessoas ficam de duas em duas, de frente uma para a outra; (2) solicito que observem bem o outro "dos pés à cabeça"; 
(3) voltam-se de costas um ao outro; (4) solicito que promovam 3 mudanças em si (uma das mais comuns é trocar o relógio de braço); (5) voltam-se novamente de frente uma para a outra (6) e solicito que observem as 3 mudanças que o outro fez. Em geral as pessoas acertam, pois sempre são mudanças bem visíveis. Ainda durante a dinâmica, (7) solicito que todas se voltem para mim e demonstro uma mudança em mim, tirando uma chave de dentro do bolso esquerdo e colocando-a no bolso direito. Neste momento demonstro que mudanças não visíveis não são lembradas, porém são as mais difíceis, pois não tem certa "popularidade". Neste momento 
(8) pergunto a todos se acharam fácil mudar e observar as mudanças. A maioria responde que sim, até porque o exercício foi simples. Mas chega o momento final da dinâmica, quando pergunto (9) por que as pessoas voltaram ao estado original sem eu ter solicitado. Aquele que havia mudado o relógio de braço, por exemplo, antes que a dinâmica tivesse terminado, já voltou ao estado anterior. Todos caem na risada porque são flagrados que não mudaram nada.
Existem pelo menos três diferentes reações às mudanças. Aqueles que concordam e se comprometem, aqueles que ficam indiferentes podendo variar entre a colaboração e a resistência e aqueles que resistem e se levantam contra.  O esquema abaixo resume bem as diferentes reações:
1)      Os que concordam com a mudança - sinal verde:
a)      Comprometimento: Quer a mudança. Transformará em realidade. Cria todas as "leis" e estruturas necessárias.
b)     Participação: Quer a mudança. Fará todo o possível dentro de suas condições.
2)      Os que estão indiferentes com a mudança - sinal amarelo:
a)      Aceitação genuína: Vê os benefícios da avaliação. Faz tudo o que se espera e mais. Segue a "orientação".
b)     Aceitação formal: No todo, vê os benefícios da avaliação. Faz o que se espera e nada mais.
c)      Aceitação hostil: Não vê os benefícios da avaliação. Mas também não quer perder o emprego ou a posição. Faz o que se espera porque tem que fazer, mas deixa bem claro que não está realmente "a bordo".
3)      Os que resistem à mudança - sinal vermelho:
a)      Não-aceitação: Não vê os benefícios da visão e não faz o que se espera. "Não vou fazer isso; ninguém pode me obrigar."
b)     Apatia: Nem contra nem a favor da visão. Desinteressado. Sem energia. "Será que já tá na hora de ir embora?"
c)      Não-aceitação hostil: Fará tudo contra a visão. Será um incansável opositor. "Tá tudo errado!"
Os que conduzem a mudança devem conhecer a posição de todos os interlocutores e adotar estratégias apropriadas para lidar com cada grupo de reações. As reações advêm dos mais diferentes caminhos pessoais, das preferências individuais, das pressões internas e externas, da percepção se estarão sendo prejudicados ou beneficiados.
Mas nunca devemos desanimar quando acreditamos realmente que aquela mudança é necessária. Vamos promovê-la com sabedoria e muito respeito pelas pessoas. Se nos falta sabedoria, vamos pedir a Deus que é especialista em mudanças. Afinal, não há como evitar a verdade que mudanças são inexoráveis.
Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site http://www.institutojetro.com/ e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

Nenhum comentário: