quinta-feira, junho 27, 2013

Posted: 24 Jun 2013 03:31 PM PDT
Se você quiser fazer uma pergunta clique aqui!
Você Pergunta: Olá! Sou dizimista e ofertante fiel na minha Igreja. Essa semana o pastor fez uma pregação sobre primícias, e disse que temos que primiciar todo mês. Ele mandou a gente pegar o valor do nosso salário e dividir por 30, e o resultado será o que devemos primiciar. Gostaria de saber se isso é correto, pois sou nova na fé e ainda não entendo muito da Bíblia.
Tenho que dar as minhas primícias na igreja todo mês. Isso é bíblico?
Cara leitora foi bom você ter perguntado. Devemos sempre avaliar as pregações que ouvimos para ver se, de fato, estão de acordo com a Bíblia Sagrada. Vivemos em um tempo onde alguns pastores, entregues a heresia da teologia da prosperidade – e outras heresias -, estão fazendo uma bagunça danada na mente de muitas pessoas, fazendo muitos depositarem grandes quantias de dinheiro na “obra”, orientados por falsas doutrinas. Essas pessoas acabam sendo lesadas e acabam muito decepcionadas com a igreja.
Em primeiro lugar você precisa entender o que significa primícias na Bíblia. O sentido bíblico mais comum da palavra primícia nos é revelada em Êxodo 23. 19: “As primícias dos frutos da tua terra trarás à Casa do SENHOR, teu Deus.” No Antigo Testamento havia ordem de Deus para que o povo dedicasse os primeiros (e melhores) frutos de suas colheitas ao Senhor. Isso era feito quando esses frutos eram colhidos e eram levados aos sacerdotes como oferta consagrada a Deus no Tabernáculo e mais tarde no templo. Era uma oferta de gratidão acima de tudo. Se quiser saber mais detalhes sobre isso leia nosso artigo o que significa primícias.
Sobre sua pergunta, a resposta é que não existe nenhuma ordem bíblica dizendo que você é obrigada a dividir seu salário por 30 e dar o valor referente a um dia seu de trabalho à igreja. Isso é invenção desse pastor para tomar dinheiro das pessoas. As primícias no Antigo Testamento eram ordenanças específicas para aquele povo. Sob a nova aliança de Cristo não temos de trazer uma oferta determinada pelo pastor chamada de primícias. Inclusive escrevi um artigo interessante que explica se o pastor pode estipular o valor da minha oferta.
No tempo em que vivemos, tempo da graça de Cristo, você pode OFERTAR de acordo com o que estiver proposto em seu coração, conforme nos orienta 2 Coríntios 9.7: “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria.”
Continue a ser uma dizimista e ofertante fiel. Esqueça esse papo de primícias e, se seu pastor começar com essas palhaçadas, questione-o. Se ele permanecer nessas pregações heréticas, é hora de procurar uma igreja onde verdadeiramente se pregue a palavra de Deus.
Por André Sanchez

Nenhum comentário: