sábado, junho 29, 2013


sexta-feira, 28 de junho de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 13 - Revista da CPAD


AULA EM 30 DE JUNHO DE 2013 – LIÇÃO 13
(Revista: CPAD)

Tema: “EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR”
  
Texto Áureo: Js 24.15
  
INTRODUÇÃO
- Amado(a) professor(a) nesta lição ensine aos pais a conduzirem a família na direção do Senhor e mostre os bons exemplos da Bíblia.
“única resposta”, você pode comentar que as lições mostraram a forma de conduzir a família para o céu, mas todo ensinamento precisa de teoria e também da parte prática, não adianta saber e não praticar. Exorte aos alunos a praticarem tudo o que aprenderam nesse trimestre.
“como esteio”, esteio é uma peça de metal usada para manter a lona da tenda na vertical, quando chama a Jesus de “esteio”, está se afirmando que Ele é quem mantém nosso casamento de pé e o nosso lar em ordem.
“teremos condições de lutar”, se fizermos o que está sendo dito aqui, então teremos o Senhor Jesus no centro de nosso lar e nossa casa será a extensão da igreja.
“vigiemos e oremos”, nenhuma estratégia cristã para vencer o mal, pode dar certo se não houver vigilância e oração. Às vezes encontramos pessoas dizendo: “fiz tudo certo, mas não deu resultado.” Talvez tenha faltado vigilância ou oração.
__________________________________________
1. O EXEMPLO DECISIVO E CORAJOSO DE NOÉ
                                        
1. Noé andou com Deus.
“qualidades indispensáveis”, são aquelas que não podem faltar no crente. Lembremos os crentes não são iguais, mas algumas características são iguais pra todos. Ex.: obediência, piedade, santificação, justiça e outras mais.
- “achou graças aos olhos do Senhor”, terminologia peculiar do Antigo Testamento que significa: “foi favorecido pelo Senhor”.
“em meio a uma sociedade”, o maior exemplo de Noé foi manter-se fiel no meio de tantos escândalos e perversões.

2. Vivendo numa sociedade corrompida.
- “imoralidade incontrolável”, alguns estudiosos afirmam categoricamente que se a nossa geração tivesse vivido no tempo de Noé teria sido aniquilada, talvez até sem a construção da arca, por ser tão imoral e perversa quanto aquela.
“exemplo de Noé nos inspire”, mas que alguém seja inspirado por esse exemplo deve estar no lugar onde ele é mencionado, o melhor lugar para aprender sobre bons exemplos da Bíblia é na EBD. Muitos crentes na vão à EBD não aprendem e perdem essa importante ferramenta de inspiração do evangelho.
- Nas pregações se fala muito pouco. Muitos pregadores estão preocupados em fazer um show, pregam, gritam, cantam, mas se esquecem que a mensagem também pode ensinar.

3. A salvação de Noé e de sua família.
“Noé e sua família”, mostre o exemplo de consequência que vem para aquele que obedece a Deus. Os filhos de Noé foram salvos pela obediência do pai. Comente com os alunos que tem filhos na Escola Dominical, enquanto os pais estão sendo obedientes levando seus filhos na EBD, lá na frente verão as consequências disso, quando eles forem livres do vício, da bandidagem, das más companhias, etc.
“firme decisão de dizer “sim””, o que fez com que a benção alcançasse Noé e sua família foi a obediência. Os filhos de Noé eram adultos casados e podiam ter deixado aquela visão de Noé, pois Deus falou com Noé e não com eles, mas eles acreditaram e foram obedientes.

2. JOSUÉ – UMA DECISÃO EXEMPLAR

           1. A firme tomada de posição.
            - “lassidão moral”, lassidão significa afrouxamento, quer dizer que a sociedade da época de Josué estava frouxa moralmente, a idolatria reinava e as orgias dos cultos a baal atraía os homens do povo.
“não mais servem a Cristo”, como esse tópico fala da tomada de decisão, é interessante mostrar que os lares cristãos que não servem a Cristo, chegaram a essa situação devido a falta da “firme tomada de decisão.” A situação degradante vai crescendo a partir de uma pequena falha dos pais em não tomar a decisão firme de seguir ao Senhor.
“não lhes impõem qualquer limite”, uma das decisões que o casal deve tomar antes que o mal entre em sua casa é estabelecer limites nas portas de entrada do mal para dentro da casa. Essas portas são a TV, o rádio, a internet, etc.
“violência doméstica”, alguns desses pais que se dizem cristãos praticam violência no lar, batem nos filhos e/ou no conjugue, dão mal testemunho na vizinhança e depois querem anunciar o evangelho.   

2. O perigo da omissão dos pais.
- “admoestação do Senhor”, é admoestando os filhos nas mesmas ordenanças que o Senhor dá em sua Palavra.
“nos omitir”, omitir é deixar de mostrar ou de fazer algo, aqui se refere a educação dos filhos. Porém há pelo menos um caso na Bíblia em que a omissão foi tolerada que foi o caso da unção de Davi pelo profeta Samuel em 1 Samuel 16.2. Apenas a mentira não é tolerada em circunstâncias nenhuma.
________________________________________
3. O EXEMPLO DOS RECABITAS

1. A comunhão da família.
“fidelidade ao Senhor em meio a uma sociedade corrompida”, fidelidade é obedecer alguém não estando na sua presença, obedecer a Deus e dar o exemplo de servo é mais difícil quando não se está na presença da igreja. Fidelidade é obedecer a Deus no local de trabalho, na escola, na rua, etc.

2. Um exemplo de fidelidade.
- “continuavam observar as ordenanças”, os filhos de Recabe continuaram obedecendo seu patriarca, mesmo muito tempo depois de ele ter morrido, isso é fidelidade.
“resolveu mostrá-los como exemplo”, a tentação ordenada por Deus foi para mostrar que aquela família era fiel. Assim quando Deus permite chegar uma tentação até nós é para que possamos mostrar nosso valor.
“foram poupados por Deus”, esse evento aponta para o arrebatamento da Igreja, quem for fiel será poupado naquele dia.
________________________________________
CONCLUSÃO
- Josué determinou, nota-se que Josué determinou sobre algo em que ele podia atuar. Ele não determinou sobre coisas espirituais. Muitos crentes determinam sobre sua casa e família, mas não faz por onde ser abençoada em nada, não vão à Escola Dominical, nem aos estudos, aparecem na igreja somente aos domingos, etc.
“renove seus votos”, e após essa renovação coloque imediatamente a colocar em prática, pois o inimigo vai tentar parar a família no início.
  
Marcos André – Superintendente e professor

Boa Aula!

Nenhum comentário: