segunda-feira, maio 26, 2008




COMO DESENVOLVER A PACIÊNCIA.

A vida parece um teste de paciência. Nesta semana você pode ser testado em pelo menos quatro maneiras diferentes:

Interrupções – Ao sentar-se para jantar, alguém pode bater à sua porta ou o telefone pode tocar; ao entrar no banheiro, alguém pode chamá-lo; ao trabalhar febrilmente, não podendo admitir qualquer interrupção para não perder o prazo, seu chefe pode lhe pedir que compareça a uma reunião.

Inconveniência – Seu vôo pode ser cancelado ou atrasar; problemas com o carro pode deixá-lo parado na estrada ou mesmo na garagem; alguém pode lhe pedir ajuda no momento mais inoportuno. Como reagir?

Irritações – De algum modo, você pode ser amolado por pequenas coisas que estão fora do seu controle e tornam sua vida desconfortável. Irritações tendem a trazer à tona o melhor ou o pior que há em nós. Qual vai ser, no seu caso?

Inatividade - Você pode ser obrigado a esperar... em filas, escritórios, trânsito, elevadores. Com muita coisa para fazer e pouco tempo, ficar parado é um teste para a paciência. A maioria das pessoas que conheço prefere fazer qualquer coisa, a ter que esperar, seja qual for o motivo.

Pesquisas têm demonstrado que pessoas habitualmente impacientes são mais propensas a um AVC (acidente vascular-cerebral). O acréscimo de estresse é demasiado para um coração secretamente doente. Talvez por isso o alerta de Provérbios 19.2: “A impaciência irá metê-lo em apuros” (tradução livre). Você deve ter exemplos pessoais desta verdade. Se quiser alguns conselhos práticos para desenvolver paciência, a Bíblia é excelente fonte de sugestões. Veja algumas:

Descubra uma nova perspectiva. Procure uma nova maneira de encarar a situação. A paciência sempre começa pela mudança na maneira que pensamos sobre algo. E sempre existe mais de uma perspectiva para se olhar alguma coisa, transformando o negativo em positivo! “A sabedoria do homem lhe dá paciência” (Provérbios 19.11).

Desenvolva seu senso de humor. Aprenda a rir de si mesmo e das circunstâncias, em vez de permitir que elas o deixem com raiva e irritado. Encontre o lado engraçado de sua frustração.
Estudos médicos demonstram que pessoas com senso de humor vivem mais. “Uma atitude descontraída prolonga a vida do homem” (Provérbios 14.30).

Aprofunde seu amor. Quando você está cheio de amor, quase nada tem o poder de provocá-lo. Mas, se estiver cheio de raiva, qualquer coisa o fará. Amar é pensar no que outras pessoas precisam e não apenas no que nós necessitamos ou queremos. “O amor é paciente, o amor é bondoso” (1Coríntios 13.4).

Dependa de Deus. Se crê que Deus está no controle das circunstâncias que o cercam, quando obstáculos ou interrupções interferem em sua agenda, você poderá relaxar e confiar que Ele cuidará para que tudo redunde em seu favor. A crise que você teme pode ser afastada. “Deus pode fortalecer você... com abundante poder para enfrentar quaisquer circunstâncias com firmeza, paciência e alegria" (Colossenses 1.11).

Nenhum comentário: