quinta-feira, dezembro 26, 2013

Cobiça e Idolatria

Luciano Rogerio de Souza

Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria.
(Colossenses 3. 5).
            A palavra πλεονεξια (pleonexia) traduzida ora por cobiça, avareza ou insaciabilidade, trata-se da cobiça (desejo) de ter algo do próximo ou estilo de vida. Portanto avareza é o desejo de possuir pertences de terceiros, como fama, dinheiro, lucro ou benefícios terrenos, ou seja, a mente que hospeda tais desejos, não compreendeu o verdadeiro Evangelho, não passa de uma mente idolatra.
Decálogo e a Cobiça
            A reprovação disto fora notificado no decálogo –  Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo (Êxodo 20. 17). Este foi o ultimo mandamento, que também era a repetição do sétimo (não adulterarás).
Acã e a Cobiça
            Aça é um exemplo vivo da cobiça no Antigo Testamento, que levou-o a idolatrar o proibido – Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata por baixo dela(Josué 7. 21 ).
A Cobiça é uma prisão
            Salomão comparou a cobiça como uma prisão que, aprisiona a alma –  São assim as veredas de todo aquele que usa de cobiça: ela prenderá a alma dos que a possuem (Provérbios 1. 19).
Cobiça combustível da Vaidade
            O rei filósofo ainda afirmou em Eclesiastes que a cobiça é o combustível da vaidade, que só provoca aflição de espírito – Melhor é a vista dos olhos do que o vaguear da cobiça; também isto é vaidade e aflição de espírito (Ec. 6. 9).
Cobiça é idolatria
            A cobiça simplesmente é uma idolatria, porque se torna o centro, a meta do ser humano, ocupando o lugar de Deus, que sempre deve ser nossa prioridade e não o dinheiro, fama, sucesso, provento, etc.
Ananias e Safira
            O casal Ananias e Safira é outro exemplo de idolatria das coisas supérflua –  MAS um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade,  E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos. Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.  E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram (Atos 5. 1 – 4).
            Veja que Ananias quebrou um pacto coletivo motivado pela cobiça/idolatria, fora embriagado com a cobiça. A cobiça cega a pessoa levando a perversão e o esquecimento do Senhor Jesus e sua Palavra!

Nenhum comentário: