sábado, agosto 03, 2013


Sete Despedidas de Jesus

Introdução

Como Jesus se despediria?

Uma coisa são as últimas palavras de uma pessoa, na cabeça desta pessoa. Outra coisa são as últimas palavras da pessoa na impressão que ficou gravada na mente de quem as ouviu.

Tradicionalmente, pregadores gostam de fazer alusão às “sete últimas palavras de Jesus na cruz”.

Contudo, aqui eu quero refletir com você não exatamente sobre as sétimas últimas palavras, mas sim sobre sete despedidas de Cristo. Relatadas por autores diferentes, nenhuma é colocada como a despedida oficial, mas cada uma é a despedida que falou mais forte ao coração do seu respectivo relator.

Despedidas

DESPEDIDA 1 – O Décimo Primeiro Mandamento

Para Dwight Nelson, a despedida de Jesus foram suas memoráveis palavras com os discípulos no cenáculo. Foi o discurso do amor, cujo núcleo está nos versos-chave: João 13:34-35 – (Cf. O Décimo Primeiro Mandamento, Casa Publicadora Brasileira). Palavras relatadas por João.

DESPEDIDA 2 – João

Entretanto, as últimas palavras que saíram da boca do Mestre enquanto esteve aqui na Terra, que João relatou, são outras.

Respondeu Jesus: “Se eu quiser que ele permaneça vivo até que eu volte, o que lhe importa? Quanto a você, siga-me!”. (João 21:22).

Um chamado de Jesus para que o sigamos!

DESPEDIDA 3 – Mateus

No evangelho que abre o Novo Testamento, o recado final de Cristo foi o mandamento que chamamos de “A Grande Comissão”:

Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em a nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. (Mateus 28:18-20).

Jesus se foi e confiou o sonho dEle em suas mãos.

DESPEDIDA 4 – Marcos

Para Marcos, a impressão não foi diferente. As últimas palavras vindas dos lábios do Mestre que o evangelista faz lembrar também são o que Ele espera dos seus seguidores.

E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados”. (Marcos 16:15-18).

Essa aparente redundância é uma ênfase do desejo dAquele que partiu com o coração na mão.

DESPEDIDA 5 – Lucas

O evangelista Lucas parece completar esta evidência, falando que realmente o que importa, de tudo o que Jesus deixou, é a missão dEle em nós. Mas fazendo um destaque a mais.

E lhes disse: “Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vocês são testemunhas destas coisas. Eu lhes envio a promessa de meu Pai; mas fiquem na cidade até serem revestidos do poder do alto”. (Lucas 24:46-49).

O destaque é que Reavivamento e Missão são duas coisas interdependentes e inseparáveis.

DESPEDIDA 6 – Atos

Mas, do próprio Lucas, as palavras que Jesus disse que ele realmente registrou como as últimas de Sua história aqui na Terra, ainda que falem do Reavivamento, culminam na tarefa que se espera que façamos.

Ele lhes respondeu: “Não lhes compete saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade. Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. (Atos 1:7-8).

Não há como escapar. Ao despedir-se de nós humanidade, Jesus, muito apreensivo (mas seguro), nos recomendou o que para Ele seria mais importante em nós: sermos missionários ativos na pregação do Seu evangelho.

DESPEDIDA 7 – Apocalipse

E a proclamação é esta:

Aquele que dá testemunho destas coisas diz: “Sim, venho em breve!” Amém. Vem, Senhor Jesus!(Apocalipse 22:20).

E ela só acontece através o testemunho destas coisas. As últimas palavras de Jesus relatadas na Bíblia são Sua própria promessa de que Ele vai voltar. Mas elas estão intimamente relacionadas ao testemunho.

Conclusão

Cristo quer voltar para você, para lhe buscar. Mas isso só irá acontecer na sua vida se você fizer da espera por este encontro uma missão de vida na qual estará intencional, constante e ativamente, compartilhando tal esperança com os seus semelhantes.

Você está realmente esperando-O? O que demonstra isso é, de fato, o seu nível missionário.

Pense nisso,


Um abraço,


Pr. Valdeci Jr.

Nenhum comentário: