sexta-feira, março 28, 2014

A Bíblia não é, nem nunca será uma arma que se fere.

A Bíblia não é, nem nunca será uma arma que se fere.


A palavra de Deu nunca deveria ser usada para machuca ou matar pessoas.
A Bíblia contém o mapa que nos conduz a paz com Deus e com os homem.
Apalavra de Deus não deveria ser usada para rouba a alegria não deveria ser
usada para construir muros, mas para construir pontes, não deveria ser usada 
para trazer discórdia, mas união.

A palavra de Deus, no entanto, mesmo tendo todo  o poder, de ser mais penetrante
que uma espada de dois gumes (Hebreus 2.12), e atingi o mais profundo abismo, ela jamais será usada para tirar a vida de alguém, mas pra dar uma vida nova.

" O ladrão não vem se não para a rouba, a matar, e a destruir; eu vim para que tenha vida, e tenham com abundancia." (joão 10:10).

Não tenha a palavra de Deus como uma espada para matar, mas sim como cura, direção, um abrigo de proteção aos aflitos.

domingo, março 09, 2014


Pastor ou Imperador?
20 DICAS do Pastor Opaco PENSA Ser o dono da Igreja , DICAS Opaco servem Pará QUALQUER Líder  : Uma Crônica Muito Interessante. Confira!


01. Endureça o Coração 
SEJA indiferente AOS apelos de Mães, Pais, Jovens, adolescentes, Casais, Obreiros, Missionários e Pastores crises OU dificuldades. O Sofrimento Deles Localidade:. Localidade: Não E Problema Seu 

02. SEJA Obstinado
 Localidade: Não deixe ministros, Profetas, amigos, colegas, OU QUALQUER Outro, convencê-lo a DESISTIR do Império Seu.

03. Priorize Como Coisas  
Entre Coisas e PESSOAS Fique de Sempre com Como Coisas. Como PESSOAS encontrarão OS SEUS Caminhos SEM Você. 


04. Valorizar OS Números  
Localidade: Não importa QUEM Saiu, QUEM Entrou OU QUEM SE Perdeu nenhum Caminho. O Importante É O Saldo. QUEM se desgarrou Problema DELE. 


05. Fale Como Massas  
Nao perca ritmo COM indivíduos, fale a auditórios, seleto Grupo. Juros Trabalhe SEM atacado. Invista los Televisão, Rede de Rádios, Internet, Outdoors, Mídia Grande. 


06. Ignorar Como Criticas  
Mantenha-se surdo when Parágrafo criticado, FAÇA Ouvido de mercador, rotule invejosos OS Críticos Como. ELES desejam o Seu mau. 


07. Esconda Vulnerabilidades  
Convença Todos a Volta SUA, Opaco NEM Voce. NEM SUA UMA Instituição Temperatura Problemas; E UMA Igreja Mais Perfeita, Seria e IMPECÁVEL, a queridinha de Deus, Filha Única.   

PESSOAS desinformadas biblicamente Falando, Adoram Ouvir Isto É. Convença-os de Opaco Voce. Localidade: Não se irritação Nunca, Opaco Localidade:. Localidade: Não Perde a Paciência e Opaco Temperatura Tudo soluço o Seu Controle Total - Poder Centralizador


08. Ridicularize OS Reflexivos 
O o o Faça Pouco Caso de intelectuais, Pessoas Que estudam, veem, entendem, Dão opiniões e São capazes de analises Profundas. Essa gente perturba Muito.  


De Modo Geral Enguias São UMA Minoria Pouco influentes com o povão, EM SUA maioria Composto de gente pobre, simples e Quase Semper SEM claros Conhecimentos sobre Os Mais elementares Fundamentos da Vida.


09. Dissimule SUAS Intenções, Disfarce. 
Nunca deixe OS OUTROS descobrirem Como SUAS verdadeiras intenções secretas, de Formar o Seu Império eclesiástico hum clien QUALQUÉR, afugentando desafetos, pisoteando QUEM OS SEUS desmandos desaprova.   

A SUA Carteira de Clientes   

 SUA Mão de obra barata, Voce. chamara de Voluntários , OS SEUS Obreiros / Funcionários Voce denominará Gestores / Gerentes das SUAS filiais . O Que importa E a aparencia.  


10. Ofereça Ocupação Contínua  
Mantenha O Povo devidamente Ocupado com Programas Que enchem OS SEUS Olhos e impressionam OS SEUS Egos. Gente desocupada Encontra ritmo de Parágrafo Pensar e observar o Opaco Localidade:. Localidade: Não DEVE   


Distribua tarefas Como Evangelismos, cultos 24 Horas, Eventos, Viagens, Campanhas de contribuições, etárias Congressos Parágrafo Todas Como FAIXAS, Seminários, Palestras.


11. Mantenha hum o Controle Absoluto 
Sob nenhuma hipótese permitir  hum Que o Poder Que Voce. . exerce SEJA dividido com QUALQUÉR outra Pessoa 



Localidade: Não participe de Associações, Alianças UO Entidades Opaco Voce. Localidade: Não POSSA dar A Última Palavra . Quanto Menos PESSOAS acessarem OS SEUS Balanços Financeiros, Menos Problemas Voce. tera nenhuma Crescimento Fazer Seu Empreendimento. 



Relatório Financeiro Nem Pensar. despesas Apresente apenas Como, Como SAIDAS, o Opaco se Gastou. ESTA A Regra E. Evite comissão de contas. ESSA Gente costuma complicar pretensões Como SUAS Reais.


12. Acerque-se de PESSOAS Limitadas 
 Observar UMA Equipe SUA, Cuide Parágrafo that somente Voce. brilhe . Mantenha hum Grupo Composto de PESSOAS mediocres, incapazes, despretenciosas , Que Nunca o ameaçarão. nao de Espaço à pregadores NEM Cantores dos cais cais cais Quais d'Orsay d'Orsay d'Orsay O Povo se Agrade .     


Voce. Desen Serviços Semper UMA estrela na constelação de vaidades Única SUAS. Jesus VEM DEPOIS. Ah! Ordene AOS SEUS EMPREGADOS Opaco CITEM o Seu Nome de Semper , Como forma de massificar a Sua Imagem de forma contundente. Semper e Você, Seu nome, Feitos SEUs, Seu Poder, SUA Glória. 


13. Invista na Estrutura 
 Paredes Como, Os Equipamentos, Uma logomarca, Valem Mais Fazer Valores OS Que. O Conforto impressiona Mais Que Fazer o Cuidado. Entre Estrutura e Pastoreio, Como PESSOAS escolherão Semper UMA Estrutura.   


Vivem muitos Deles de forma desumana, dificil, mas se orgulharão de frequentar o Templo bonito climatizado  los LOCALIZAÇÃO nobre, alguns POR pura Vaidade, MESMO sabendo Que Nada ali E Seu. 


14. Atente Parágrafo Como Necessidades 
 Observe Como Necessidades do povo e ofereça-lhes o Que Enguias desejam, MESMO Que Voce. Localidade: Não SEJA Capaz de cumprir; ofereça. Como PESSOAS gostam de Ouvir Promessas, MESMO UMA Biblia Sendo clara Opaco Todas ELAS São condicionais. Localidade: Não fale Isto É, Isto É omita.  


QUANDO SE Derem Conta Que Só Voce. Como recebeu - FOI "abençoado" COM Bens e riquenas, JA TERA se Passado Muito ritmo Entre UMA ea Promessa Mudanca Opaco Localidade: Não Chegou Paragrafo Enguias. Nesse PERÍODO o Seu Império Tera se Multiplicado, consolidando AINDA Mais o Seu patrimonio.


15. SEJA Místico  
O misticismo de e Paragrafo atrair vitais PESSOAS Desesperadas e inseguras. Ele. E Capaz de escravizar e cegar. DEPOIS de Anos de Escravidão SEM misticismo, Uma Libertação E Improvável e Como Vezes Impossível. 


16. Aparente Ser Ético  
O o o Faça com Opaco Todos acreditem Que voce é UMA ilha de Ética los hum mar de iniquidade . Discurso Pará PLATERIA hum. Diga Que voce é o Único moralista da terra, O único honesto, Visionário, correto.    


Abuso Fazer Discurso Ético, MESMO Que SUAS Práticas Localidade: Localidade:. Condizentes Localidade: Não Sejam Discursos ETICOS impressionam e costumam Fazer aliados . Vejam Como oo o Porque Tantos e Políticos corruptos Localidade: Não SAEM do Poder. Isto É Copie.


17. Sorria Muito e Chore  O Sorriso convence Como PESSOAS de Opaco voce é simpático. O choro convence Que voce é Sensível, Humano, AINDA Opaco Voce. . se porte Como hum truculento esmagador de Vidas    


Voce. Localidade:. Localidade: Não Sera, Sera, Sera nada Disso, estara Mais Parágrafo hum lobo travestido de ovelha, contudo, Como PESSOAS costumam comprar enganadores Como se fossem UMA maravilha de Pessoa E um essencial Regra Fazer engano.


18. Opte Pelos Ricos  
Localidade: Não adianta ter Voce. Muita gente chorar o Seu Controle, se essas PESSOAS nao tem Dinheiro nenhum bolso Parágrafo LHE dar. Estar los Aniversários de gente desinteressante, Nem Pensar.   


Pobre nao tem o Opaco oferecer, um Só Trás Problemas, Pedidos, Queixas, Reclamações. Deles Só servem Como contribuições mensais.


19. Evite Aproximações 
Mantenha UMA DISTANCIA segura empre liderados VOCE E OS SEUS. SUAS Relações com Enguias devem estritamente Serviços Profissionai. LEMBRE-SE, Imperadores nao tem amigos, apenas súditos.  


20. O Mais Importante 
Manipule. A massa Gosta e Localidade: Não se importa. Faz Parte da História do Brasil colonial. O Povo ditadores adora, prefere Ser mandado. Se Voce. Um Dia Pará Descoberto, alguns e rejeitado POR, AINDA ASSIM existirão muitos hum SUA Volta, JA Que voce arregimentou UMA Multidão,  o Suficiente Parágrafo Manter hum SUA Igreja-Império POR muitos Anos , e garantir Que Seu Filho, UO genro herde o Seu empre endimento , Como nsa Tempos Das Capitanias Hereditárias.  


NOTA : É Possível Que agindo ASSIM, Voce. Tera los hum Curto Espaço de tempo, alguns milhares de prosélitos, contribuintes Fazer Seu reino , Incautos e ditos esclarecidos Opaco Localidade: Não se cansarão de massagear o ego Seu .  


Afinal de e Parágrafo Isto É Que servem OS Impérios, AINDA OS Opaco chamemos equivocadamente de Igrejas , UO Melhor dizendo, falidos Sistemas Religiosos Paragrafo Deus , MESMO Que controvertidamente UMA grandeza Financeira e Numérica PROVAR o Contrário. LEMBRE-SE, Deus Localidade: Não se permite comprar com Dinheiro, NEM fama. Fica ai o aviso.  



Deus e somente Elemento Sabera separar nenhum dia Ultimo, o joio do tribo.

terça-feira, março 04, 2014

O MDA e a “cobertura espiritual”

Há muita gente irritada comigo, dizendo que o G12 e o M12 são muito diferentes do MDA (Modelo de Discipulado Apostólico). A despeito de eu admitir que existem diferenças entre esses modelos, valho-me do essencialíssimo — uma escola filosófica que defende a ideia da prevalência da essência de algo mesmo em contextos diferentes — para afirmar que o MDA foi adaptado ao Brasil, tem a “cara do Brasil”, mas mantém a essência do G12, um modelo que, como todos sabem, tem propagado muitas heresias. Neste artigo apresentarei mais uma doutrina prevalecente nos três modelos: a “cobertura espiritual”.

Como já afirmei, em outro texto, cada adepto do MDA precisa de um “discipulador”, a quem deve prestar contas. E entre ambos deve haver uma relação próxima, em que o “discipulador” tem autoridade sobre seu discípulo, podendo se intrometer em sua vida pessoal, em seus negócios, em sua vida financeira. Em troca de quê? No MDA — e também no G12 e no M12 — prevalece a ideia de que uma pessoa que está em uma determinada escala hierárquica “protege” quem está abaixo dela.

Nos aludidos modelos tidos como apostólicos — que priorizam, ainda que não se admita o crescimento numérico —, o “discipulador” é uma espécie de “anjo da guarda”. E muito mais que isso: trata-se de alguém que, de certa forma, faz o papel do Espírito Santo! Através da “cobertura” em apreço, ele oferece ao seu discípulo até “proteção espiritual”, que é comparada a um guarda-chuva. Ou seja, assim como este protege alguém de se molhar, a “cobertura espiritual” impede que o discípulo seja contaminado pelo mundo.

Recentemente, o líder maior do M12 escreveu o seguinte (no Instagram) a uma famosa discípula: “Cubro sua vida com autoridade e cuido do seu nome no mundo espiritual para que o adversário não ganhe vantagem na sua jornada”. Poderíamos chamar isso de endeusamento tácito do ser humano, pois o “patriarca” do MIR fala como se fosse Deus! Mas as pessoas que estão presas à “visão” não percebem esse tipo de heresia, haja vista terem sido convencidas de que estão fazendo uma “grande obra”, similar ou superior à da igreja de Atos dos Apóstolos. É por isso que o mal misturado com o bem é muito pior que o mal declarado!

Há pouco tempo, um adepto do MDA inseriu o seguinte comentário em meu blog: “Graças a Deus, eu participo do MDA [...], pois a Bíblia diz em Eclesiastes que é melhor serem dois, pois, se um cair, o outro levanta o seu companheiro. É muito bom estar debaixo da proteção espiritual de uma outra pessoa através de orações e intercessões”. Eu disse a ele que é preferível ficar com a cobertura do Espírito Santo, o qual “testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm 8.16).

Diante do exposto, existem diferenças significativas entre MDA, G12 e M12? Veja o que disse (no YouTube) um renomado conferencista oriundo da Assembleia de Deus a respeito da “cobertura espiritual”, após ter abraçado o MDA: “A quem você presta contas semanalmente? Quem o confronta? Quem pergunta a você: ‘Como vai a sua vida conjugal? Como vai a sua vida financeira?’ Quem é que lhe pergunta isso? Quem é que lhe confronta? Quem é o seu discipulador?”

A quem devemos prestar contas? A um “discipulador”? Não. A um “mentor”? Não. Prestamos contas a Deus! Inclusive, quando obedecemos aos nossos pastores, como ordenam as Escrituras (Hb 13.17), fazemos isso para agradar ao Senhor, pois é Ele quem nos dá pastores (Ef 4.11; Jr 3.15). Da mesma forma, em nosso trabalho material, fazemos tudo como se fosse para Deus (Ef 6.5-7). Por quê? Porque sabemos que a nossa cobertura espiritual — a autêntica — vem de Deus, e não dos homens. É a Ele que devemos prestar contas (Rm 14.12; Hb 4.13; 1 Pe 4.1-5).

Ciro Sanches Zibordi


G12, M12, MDA e a “quebra de paradigmas”

Muitas igrejas — inclusive, algumas Assembleias de Deus — têm adotado, nos últimos anos, o modelo da “visão celular”, também conhecido como G12, M12, MDA (Modelo de Discipulado Apostólico), etc. Tal modelo vem sendo apresentado como o mais eficaz meio de “fazer discípulos”. E os seus defensores, que se consideram imitadores da igreja primitiva, afirmam que sua estratégia de discipulado é uma revolução, uma “quebra de paradigmas” e, ao mesmo tempo, um retorno aos princípios da igreja de Atos dos Apóstolos. Não se trata, pois, de mais um programa. A “visão celular” é, modéstia à parte, “o programa” da igreja.

Desde 2006 pesquiso sobre o modelo em apreço e tenho ouvido alguns líderes de igrejas em células, especialmente os que trabalham com a juventude, afirmarem que não seguem padrões éticos, dogmáticos, eclesiásticos de pessoas maduras na fé, experientes ou tradicionalmente respeitáveis. Preferem valorizar as “ministrações específicas” em pré-encontros, encontros, pós-encontros, encontros de líderes, etc. Ninguém está autorizado a descrever o que acontece nessas reuniões secretas. Mas todos concordam: “É tremendo”.

As igrejas em células, em geral, têm os seus próprios cursos e conteúdos pedagógicos. Não investem na Escola Dominical; consideram-na ultrapassada, uma instituição falida. Dizem, sem nenhuma cerimônia, que as igrejas tradicionais ou conservadoras seguem padrões arcaicos e “comem pão amanhecido, seco e duro”. Os adeptos da “visão” desprezam, reprovam, a liturgia tradicional das igrejas que não seguem o modelo celular.

Na prática, os líderes que dizem estar “quebrando paradigmas” estão oferecendo aos crentes vários atrativos do mundo, dentro de um contexto pretensamente evangélico. Mediante a estratégia da “contextualização”, tudo é feito para agradar as pessoas, uma vez que o objetivo primário da “visão” é o crescimento numérico, e não a formação de crentes segundo a Palavra de Deus. Prevalecem nas igrejas em células — às vezes, de maneira camuflada — doutrinas triunfalistas, como a Confissão Positiva, a Maldição Hereditária e a Teologia da Prosperidade.

Tudo gira em torno das células, reuniões realizadas em casas de pessoas favoráveis à “visão”. Há cultos nos templos, mas nenhuma reunião é mais importante que as células, definidas como “a essência da vida da igreja”. Nessas reuniões, ocorre a chamada “oração profética”, recheada com palavras de ordem ao Diabo: “decretamos”, “ordenamos”, “quebramos”, “maniatamos”, etc. Há também espaço para manifestações estranhas, como o “cair no poder” — até as crianças caem.

A liturgia das igrejas em células é baseada no princípio “Pregue o Evangelho da maneira que as pessoas querem ouvi-lo, e não da forma que precisam ouvi-lo”. A ordem é não se prender a regras ou princípios. Empregam-se, nos chamados cultos: danças, coreografias e apresentações teatrais, principalmente como atrativos para a juventude. Tudo começa com um “louvor de guerra”, que dura uns vinte minutos. A oferta é um dos principais momentos e, por isso, merece uns dez minutos. Depois disso, há geralmente uma “oração de guerra” — dez minutos — e uma apresentação teatral de uns quinze minutos. Em seguida, uns 25 minutos de mais apresentação musical... Quanto tempo para a pregação? Em média, quinze minutos!

Segundo os defensores da “visão”, o que um sermão levaria 45 minutos ou uma hora para fazer, consegue-se com uma pequena apresentação musical “ungida”. Por que, então, Jesus e Paulo pregaram tanto, se isso não é tão importante? Por que dois terços do ministério terreno do Senhor foram destinados à pregação e ao ensino da Palavra de Deus? Nada deve substituir a explanação das Escrituras (Rm 10.17; Sl 119.130).

Como a exposição tradicional das Escrituras é considerada longa, cansativa e formalista, os pregadores da “visão” têm linguagem própria e atualizada para cada público em particular. Empregam gírias, expressões em inglês e regionalismos; tudo para agradar o auditório. Adaptam as passagens bíblicas às necessidades comuns do homem de hoje, bem como à realidade existencial da juventude. E as pregações, além de sucintas, costumam ser acompanhadas de peças ou dramatizações.

Nas reuniões da “visão”, os participantes batem os pés e gesticulam à vontade, sem restrições, além de marcharem. A ênfase recai sobre as músicas, as danças, as coreografias, etc. Não há lugar para hinários tradicionais, como Harpa Cristã, Cantor Cristão, etc. Dizem que cantar hinos ultrapassados é idolatria. Tais hinos, segundo eles, parecem ter sido compostos para um funeral.

Há, ainda, nesses “cultos” dirigidos por líderes que “quebram paradigmas”: aplausos, brados, pulos de alegria, faixas, cartazes, balões, bandeirinhas, lenços... As palavras de ordem são: exagerar e extrapolar. “Sentiu vontade de fazer? Faça.” — dizem. — “Se parecer exagero, execute! O Senhor não está interessado se o adoramos de ponta-cabeça, sentados, em pé, deitados, chorando, sorrindo, cantando, falando, gemendo, gritando e até gesticulando o corpo”.

Nas igrejas em células, geralmente, os aspirantes a pregador recebem instruções como: “seja bem-humorado; use termos joviais, expressões em inglês e termos regionais; faça brincadeirinhas; pregue com emoção; não seja um chato”. Os pregadores têm de ser, obrigatoriamente, animadores de auditório. Um influente líder da juventude afirmou: “Se você quer pregar sem se contextualizar, esqueça! Estamos cansados de tanta cerimônia, de tanta opressão, de tanta mesmice”.

Os pregadores da santificação não são bem-vindos. “As pessoas não vão aos cultos para serem repreendidas, mas para buscar soluções para problemas, conflitos, receber alívio para seus sofrimentos; enfim, para satisfazer as suas necessidades.” — dizem os defensores desse evangelho antropocêntrico. À luz das Escrituras, o compromisso do pregador é com o Senhor. Quando Ele mandou Ezequiel profetizar, disse-lhe que o auditório não o ouviria, pois era “casa rebelde” (Ez 2.1-4). O homem de Deus deve pregar, quer ouçam, quer deixem de ouvir, porque o seu compromisso é com Deus (v. 5). Jesus não elogiou ou agradou Nicodemos, mas lhe disse, com franqueza, que era necessário nascer de novo (Jo 3.1-5).

Ademais, a “visão celular” valoriza as estratégias de marketing. Os líderes falam muito aos seus liderados sobre atacado e varejo; o marketing pessoal também é fundamental. “Empreender é como espalhar logotipos. É deixar a marca pessoal em tudo que se realiza. O anonimato, a modéstia são para quem não tem o que mostrar ou fazer” — afirmam. Deus, entretanto, que não dá a sua glória a outrem (Is 42.8), “atenta para o humilde; mas ao soberbo conhece-o de longe” (Sl 138.6). Daí a humildade ser uma característica marcante na vida dos verdadeiros mensageiros do Senhor (Mt 11.28-30; Jo 3.30; Gl 2.20).

Ciro Sanches Zibordi



Conheça as histórias de bilionários que perderam tudo


Em apenas 16 meses, a fortuna pessoal do empresário brasileiro Eike Batista passou de US$ 34,5 bilhões para US$ 200 milhões, segundo a agência Bloomberg.
Mas Eike não foi o único bilionário que viu seus cofres se esvaziarem na velocidade de um jatinho executivo nos últimos anos.
Alguns chegaram a ter a falência decretada. Outros, terminaram atrás das grades. Confira abaixo a história de três desses ex-bilionários:Após experimentarem uma vida de luxo e conforto inimaginável para 99,9% da humanidade, super-ricos de outros países tiveram quedas ainda mais duras que as do magnata brasileiro.

Sean Quinn, Irlanda

Sean Quinn (Foto BBC)
Sean Quinn perdeu sua fortuna em meio a crise financeira global
Proveniente de uma família humilde do condado irlandês de Fermanagh, Quinn abandonou a escola aos 14 anos.
Ele começou a ganhar dinheiro com uma pedreira na fazenda de sua família e em quatro décadas construiu um conglomerado que ia do ramo de seguros a fabricação de cimento.
Em 2007, era o homem mais rico da Irlanda, com uma fortuna estimada em US$ 6 bilhões, mas perdeu tudo ao apostar parte de sua fortuna em uma jogada financeira que lhe daria 25% do banco Anglo, o mais atingido pela crise econômica na Irlanda.
O Anglo terminou sendo nacionalizado em 2009, recebendo bilhões em aportes do governo irlandês. E Quinn teve a falência decretada em 2011.
Hoje, segundo o Irish Banking Resolution Company (IBRC), o ex-bilionário teria dívidas de US$2 bilhões, embora ele conteste tal valor na Justiça.
No ano passado, um de seus cinco filhos e seu sobrinho foram condenados a três meses de prisão por tentar esconder do IBRC - novo controlador do império empresarial dos Quinns – uma série de ativos da família.
Quinn passou nove semanas na prisão entre o fim do ano passado e início deste ano pelo mesmo motivo.
Mas em seu país o ex-magnata ainda divide opiniões.
Os que o defendem lembram que ele ajudou a criar "milhares" de empregos na Irlanda e alegam que teria sido um "bode expiatório" para executivos do mercado financeiro envolvidos na crise do Anglo.

Allen Stanford, Estados Unidos

Allen Stanford (Foto Reuters)
Stanford trocou a vida em uma megamansão no Caribe por uma prisão nos EUA
O texano Allen Stanford construiu sua fortuna no setor imobiliário nos EUA no início dos anos 80.
Em 1985, ele abriu o Stanford Financial Group – instituição financeira que chegou a administrar ativos de mais de US$ 30 bilhões, de clientes de 140 países.
Após mudar-se para o Caribe, Stanford tornou-se cidadão de Antígua e Barbuda de quem recebeu o título de "Sir".
Ele chegou a ser o segundo maior empregador do arquipélago, depois do governo, e em 2008 teve sua fortuna pessoal estimada em mais de US$2 bilhões.
A queda do bilionário foi precipitada em 2009 por um escândalo desatado por acusações de fraude contra seu banco.
Stanford foi detido e, em junho do ano passado, terminou condenado a 110 anos de prisão.
A conclusão das investigações é que ele teria desviado US$ 7 bilhões de seus clientes em um período de duas décadas, no que foi descrito como um dos maiores esquemas de fraude da história dos EUA.
O titulo de "Sir" foi anulado.

Bjorgolfur Gudmundsson, Islândia

Bjorgolfur Gudmundsson
Gudmundsson era o segundo homem mais rico da Islândia, mas decretou falência em 2009
Após ser condenado por fraude nos anos 90, quando era executivo de uma companhia de navegação, Bjorgolfur mudou-se da Islândia para a Rússia onde montou uma cervejaria de relativo sucesso, que acabou sendo vendida para a Heineken.
De volta a seu país, ele conseguiu, junto ao filho Thor, uma grande participação no segundo maior banco da Islândia, o Landsbanki, então em processo de privatização.
A fortuna de Bjorgolfur se multiplicou com os negócios do banco e, nos tempos de bonança, ele comprou um time de futebol inglês – o West Ham.
Bjorgolfur chegou a ser o segundo homem mais rico de seu país – com uma riqueza pessoal estimada em US$ 1,1 bilhão, em março de 2008.
Thor, seu filho, era o primeiro.
O magnata foi, porém, uma das vítimas da crise financeira global, que teve um grande impacto sobre o sistema bancário islandês.
Já em dezembro de 2008 a estimativa da Forbes era de que a fortuna do islandês havia caído para zero.
No ano seguinte, Bjorgolfur decretou falência e acabou tendo de vender o West Ham. Thor, porém, continuou entre os mais ricos da Islândia