sábado, outubro 19, 2013

Qual é a Fonte Religiosa dos Adventistas?

por Pr. Natanael Rinaldi - ter set 10, 12:09 am
Um problema sério a considerar, antes de entrar no mérito da questão, é indagar onde está a fonte de autoridade de um adventista. É muito bonito ler de alguém que argumenta sobre a autoridade da Bíblia com certa empáfia, soberba como se realmente a sua fonte de autoridade religiosa estivesse apoiada na Bíblia o que, entretanto, não corresponde à realidade dos fatos. E afirmo que isso não é declaração caluniosa, falsa, pecaminosa. Passemos então a considerar os fatos:
TRÊS TEORIAS SOBRE FONTE DE AUTORIDADE RELIGIOSA 
Existem três teorias sobre fonte de autoridade religiosa: a primeira é que o princípio de autoridade está na organização ou na Igreja (catolicismo); a segunda admite que a fonte de autoridade está no homem (racionalismo ou misticismo); a terceira é que Deus falou através de seu Filho Jesus Cristo, cujo registro infalível está na Bíblia (Hb 1.1-2). (O Caos das Seitas, p. 288, 1ª edição, 1970).
Em qual situação se coloca o adventismo? O adventismo vale-se da Bíblia, mas a atribuem aos escritos de Ellen Gould White o mesmo grau de inspiração dos escritores bíblicos. E isso é uma marca das seitas.
Acerca da Bíblia lemos, “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” (2 Pe 1.21).
Define-se como seita uma organização religiosa cujos ensinos repousam sobre a autoridade de um líder espiritual cujos escritos são vistos como sendo de valor igual ou superior a Bíblia e cujos ensinos estão em oposição às doutrinas bíblicas do cristianismo histórico. O problema central dessa definição de seita é que o líder “possui autoridade igual ou superior à Bíblia”. O líder ou a líder é visto como “profeta” ou “profetiza”. Desde que esse profeta ou profetiza é visto como canal de comunicação de Deus com os homens, os seus ensinos são tidos de autoridade inquestionável – são dogmas. A questão fundamental, quando tratamos com os sectários, é descobrir quem é o porta-voz deles. Enquanto os filhos de Deus têm a Bíblia como seu padrão exclusivo de fé e conduta, por meio da qual se decidem todas as questões religiosas, o sectário olha para os escritos do seu profeta ou profetiza.
O ADVENTISMO É UMA SEITA
À luz da definição da palavra seita, fica abundantemente claro que o adventismo do sétimo dia é uma seita e não uma igreja cristã ou uma denominação evangélica. A autoridade religiosa do adventismo do sétimo dia repousa sobre os escritos de Ellen Gould White, tida como a “mensageira do Senhor”. Ela é base da autoridade religiosa dos adventistas. “Nos tempos antigos, Deus falou aos homens pela boca de seus servos e apóstolos. Nestes dias Ele lhes fala por meio dos TESTEMUNHOS DO SEU ESPÍRITO. Não houve ainda um tempo em que mais seriamente falasse ao seu povo a respeito de sua vontade e da conduta que este deve ter”(Testemunhos Seletos. vol. II. pág. 276, 2ª edição, 1956). O maiúsculo é nosso. Assim – pode-se afirmar que a fonte de autoridade adventista repousa sobre três palavras: ELLEN GOULD WHITE
JOSEPH SMITH E ELLEN GOULD WHITE
Fazendo um paralelo entre Ellen Gould White e Joseph Smith, em reclamar sua condição de profeta, afirma ele, textualmente, “Se qualquer pessoa me perguntar se eu sou um profeta, não o negarei, já que estaria mentindo se o fizesse; pois, segundo João, o testemunho de Jesus é o espírito de profecia. Portanto, se declaro ser testemunha ou mestre, e não tenho o espírito de profecia, que é o testemunho de Jesus, sou uma falsa testemunha; porém, se sou um mestre ou testemunha verdadeira, devo ter o espírito de profecia, e isso é o que constitui um profeta” (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith , pág. 263). O grifo é nosso.
Joseph Smith, para se colocar como profeta, alega ter tido várias visões. A primeira delas, a mais importante, foi sobre a apostasia geral do cristianismo, quando Jesus lhe advertiu para “não se juntar a nenhuma igreja, pois todas estavam erradas e seus credos eram uma abominação a vista de Deus”. Foi avisado por Jesus para abrir uma nova igreja a que deu o título pomposo de Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (A Pérola de Grande Valor, pág. 56-57; 3 Néfi 27.8).
Os adventistas reivindicam para a sua profetiza autoridade religiosa igual à reivindicada por Joseph Smith Jr. dentro do mormonismo.
PARALELO ENTRE MARIA E EGW
Dentro do catolicismo existe um estudo teológico sobre Maria denominado Mariologia. Nos seminários adventistas existe uma matéria de estudo específico sobre ela. A apostila se denomina “Orientação Profética no Movimento Adventista”. A autoridade religiosa dela em livros, revistas da Escola Sabatina é tão grande que nem mesmo os escritores bíblicos alcançaram tamanha autoridade religiosa. Os comentários da revista da Escola Sabatina são feitos com transcrições dos livros dela. Da mesma forma como os católicos aceitam o dogma da autoridade Papal. Para alguém se tornar membro da Igreja Adventista é mister aceitar a infalibilidade de sua fundadora Ellen G. White. E não se diga que a comparação é absurda. Não pode alguém batizar-se na Igreja Adventista do Sétimo Dia senão aceitar que Ellen G. White tem inspiração divina igual a dos escritores bíblicos (Revista Adventista. Fev 84, pág. 37).
CANDIDATOS AO BATISMO
Na ficha de “Informações Sobre os Candidatos ao Batismo”, além dos dados pessoais do batizando, a pergunta de nº 18 registra:
“Crê no Espírito de Profecia? ____ Quantos livros já leu? ____ “.
Outra declaração comprometedora sobre sua infalibilidade:
“Por que Alguns Deixam de Ser Beneficiados pelo Espírito de Profecia”:
1. …
2. …
3. …
4. O deixar de apreender a verdadeira natureza de seus escritos quanto à inspiração e a infalibilidade”. (Orientação Profética No Movimento Adventista, pág. 157)
Veja o documento escaneado:
Veja o vídeo em que EG White é aceita pelo fiel:
Sem qualquer constrangimento afirmam:
“Ao passo que, apesar de nós desprezarmos o pensamento dos pioneiros, nós aceitamos como regra de fé a Revelação – Velho Testamento; Novo Testamento e Espírito de Profecia” (A Sacudidura e os 144.000, pág. 117).
AUTORIDADE DE PROFETISA
Disse ela: “Minha missão abrange a obra de um profeta, mas não termina aí” (Orientação Profética no Movimento Adventista, pág. 106).
“Os livros do ‘Espírito de Profecia’ e também os ‘Testemunhos’, devem ser introduzidos em toda família observadora do sábado; e os irmãos devem conhecer-lhes o valor e ser impelidos a lê-los” (Testemunhos Seletos. vol. II, pág. 291). O grifo é nosso.
“Não são só os que abertamente rejeitam os Testemunhos ou que alimentam dúvidas a seu respeito, que se encontram em terreno perigoso. Desconsiderar a luz equivale a rejeitá-la” (Testemunhos Seletos. vol. II, pág. 290).
“Disse o meu anjo assistente. ‘ Ai de quem mover um bloco ou mexer num alfinete dessas mensagens. A verdadeira compreensão dessas mensagens é de vital importância. O destino das almas depende da maneira em que forem elas recebidas” (Primeiros Escritos, pág. 258). O grifo é nosso.
“Quanto mais o eu for exaltado, tanto mais diminuirá a fé nos Testemunhos do Espírito de Deus… Os que têm confiança posta em si mesmos, hão de reconhecer sempre menos a Deus nos Testemunhos dados pelo Seu Espírito” (Ibidem 292).
“Nos tempos antigos, Deus falou aos homens pela boca de Seus Profetas e apóstolos. Nestes dias Ele lhes fala por meio dos Testemunhos do Seu Espírito. Não houve ainda um tempo em que mais seriamente falasse ao Seu povo a respeito de Sua vontade e da conduta que este deve ter” (Testemunhos Seletos, vol. II pág. 276, 2ª edição, 1956).
No texto de Hb 1.1. onde consta, “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho”, é mudado para indicar que hoje já não fala pelo mesmo meio, seu Filho Jesus Cristo, mas nos fala hoje de modo diferente, ou seja, pelos escritos de Ellen G. White.
Deste modo, não devemos mais consultar a Bíblia quando quisermos ouvir a voz de Deus, mas devemos procurar entender Deus falar pelos escritos dela. Preferia que a chamassem de ‘A mensageira do Senhor’” (Review and Herald, 26 de julho de 1906).
AUTORIDADE RECONHECIDA 
Dizem os adventistas: “CREMOS QUE:… Ellen White foi inspirada pelo Espírito Santo, e seus escritos, o produto dessa inspiração, têm aplicação para os Adventistas do Sétimo Dia … NEGAMOS QUEA qualidade ou grau de inspiração dos escritos de Ellen White sejam diferentes dos encontrados nas Escrituras Sagradas. (Revista Adventista, fev. 1984, pág. 37).
O que está dito pela Igreja Adventista do Sétimo Dia é muito sério. Afirmar que a autoridade dos escritos de Ellen G. White quanto à inspiração é igual a dos escritores da Bíblia, é chamá-los de infalíveis. Podemos escolher entre ler os escritos, por exemplo, de Paulo, através de suas epístolas numa das quais ele afirma: “Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor” (1 Co 14.37) ou ler os escritos de Ellen G. White, acerca dos quais está escrito: “Embora os profetas da antigüidade fossem humanos, a mente divina e a vontade de um Deus infalível, estão suficientemente representadas na Bíblia. E o mesmo Deus fala por meio dos escritos do espírito de profecia. Estes livros inspirados, tais como O Desejado de Todas as Nações, O Conflito dos Séculos e Patriarcas e Profetas, são certamente revelações divinas da verdade sobre as quais deveríamos depender completamente” (Orientação Profética No Movimento Adventista, pág. 45). O grifo é nosso.
Ela ainda diz que “os livros do ‘Espírito de Profecia’ e também os ‘Testemunhos’, devem ser introduzidos em toda família observadora do sábado; e os irmãos devem conhecer-lhes o valor e ser impelidos a lê-los” (Testemunhos Seletos, vol. II, pág. 291) (o grifo é nosso)
Duvidar de seus escritos é estar em trevas (Testemunhos Seletos, vol. II, pág. 291) e a compreensão de seus escritos decidirá o destino das almas (Primeiros Escritos, p. 258).
Imaginem os sabatistas reconhecendo a autoridade de EGW e terem de obedecer ao seguinte mandamento dela:

“Em resposta a indagações quanto à conveniência de casamento entre jovens cristãos de raças branca e preta
, direi que nos princípios de minha obra esta pergunta me foi apresentada, e o esclarecimento que me foi dado da parte do Senhor foi que esse passo não devia ser dado; pois é certo criar discussão e confusão… Que o irmão de cor se case com uma irmã de cor que seja digna, que ame a Deus e guarde os Seus mandamentos. Que a irmã branca que pensa em unir-se em matrimônio a um irmão de côr se recuse a dar tal passo, pois o Senhor não está dirigindo nessa direção” (Mensagens Escolhidas, vol. II, pág. 344).
A QUESTÃO DO SÁBADO NA VISÃO DE EGW
1. Os adventistas declaram que a equação: sábado = justificação pelas obras, atribuída aos observadores do Sábado, é falsa, caluniosa e pecaminosa (por ser mentira) espero que já tenham modificado tais alegações em sua literatura, se é que realmente amam a verdade e se batem pela mais elevada ética cristã.
Veja, você leitor, como os sectaristas pisam sobre a dignidade dos seus opositores. Não andarem conforme sua cartilha, são tidos como desonestos. Vejamos o que declarou Ellen G. White sobre a guarda do sábado:
“Santificar o sábado ao Senhor importa em salvação eterna” (Testemunhos Seletos, vol. III, p. 23 – 2ª edição, 1956).
Se uma citação não bastar, pois poderiam afirmar que somos injustos em tirar um texto fora do contexto, temos outras ainda em seus escritos. Escreve Ellen no livro O Conflito dos Séculos: “O sábado será a pedra de toque da lealdade: pois é o ponto da verdade especialmente controvertido. Quando sobrevier aos homens a prova final, traçar-se-á a linha divisória entre os que servem a Deus e os que não o servem” (pág. 611, Ellen Gould White. Casa Publicadora Brasileira. 1971).
Nem mesmo o cancelamento dos pecados como afirma as Escrituras (1 Jo 1.7,9), têm certeza os sabatistas se não se viverem em harmonia com a lei de Deus, o que implica naturalmente, para eles, a guarda do sábado.
Eis o que ela declara no livro O Conflito dos Séculos:
“…. verificando-se estar o seu caráter em harmonia com a Lei de Deus, seus pecados serão riscados, e eles próprios havidos por dignos de vida eterna” (pág. 487, CPB-1971).
Será que isso é “citação desonesta de trechos isolados?” É difícil aceitar que líderes da guarda do sábado desconhecessem essas declarações de sua profetisa? E isso não é uma opinião isolada. Os supostos guardadores do sábado, raciocinam assim: o sábado não implica em justificação pelas obras, mas quem não guarda o sábado e crê que o domingo como “dia do Senhor” (Ap 1.10), tem o sinal da besta e será atormentado para sempre (Ap 14.9-11).
Enquanto isso, Paulo escreveu treze epístolas e em nenhuma delas recomendou, como necessário para a salvação, a guarda do sábado. Pelo contrário, combateu aqueles que guardavam dias para se justificar diante de Deus, afirmando que temia pela salvação deles, pois estavam aceitando outro evangelho.
“Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias (sábados), e meses (luas novas), e tempos, e anos (festas anuais). Receio de vós, que não haja trabalhando em vão para convosco” (Gl 4.9-11).
Também em Cl 2.16-17 Paulo declara, “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados. Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo”. E saiba que a palavra ‘sábados’ se refere ao sábado semanal.
* título original: “Uma carta não respondida” – (Esta matéria é de autoria do Pr. Natanael Rinaldi – numa resposta ao adventista, Azenilto Brito).

segunda-feira, outubro 14, 2013

IGREJA E SUA PÁGINA NO FACEBOOK



Publicado em 03.04.2012

O correto é criar uma Fan Page e não perfil !
Semanalmente, há muito tempo, ensino alguém, ou mais precisamente uma organização social ou empresa, que no Facebook a maneira correta de ter a página para divulgar suas informações é o que chamamos de "Fan Page" ou em português "Páginas de Fãs". Isso acontece, pois sem saber, criam um perfil "normal" como de amigo/de usuário, para realizar as conexões. Assim, como é muito fácil e para compartilhar mais este conhecimento simples e eficaz, resolvi fazer um rápido guia para que usemos todos os benefícios da conexão e interação da maneira certa no Facebook. 

Os benefíciios são muitos e a cada dia o Facebook libera novas funcionalidades como, por exemplo: ter estatística de seus usuários com idade, sexo, horários das interações de suas postagens x o alcance das mesmas, ou seja, estatísticas diversas que irão te ajudar a entender o uso por todos aqueles "curtirem" a sua página. Tudo de graça e ao alcance de um clique.
Se sua organização/Igreja/empresa ainda possui um perfil de usuário, aqueles que você convida para ficar "amigo", então chegou a hora de criar sua FAN PAGE. Esta é a maneira correta de sua organização interagir. Vamos lá.
Como criar uma Fan Page (página de fã)
1 - Logue em seu perfil pessoal já existente no Facebook
2 - Clique neste endereço http://www.facebook.com/pages/create.php
3 - Você irá ver uma página como a imagem abaixo (figura 01)
Crie uma página no Facebook
4 - Clique em EMPRESA, ORGANIZAÇÃO OU INSTITUIÇÃO, e nas categorias, clique em "IGREJA/ORGANIZAÇÃO RELIGIOSA"
5 - Preencha os dados e clique em "Começar"
Preencha os dados
6 - Pronto ! Rápido e fácil !  
A página está criada, porém agora é a hora de você colocar as informações:
  • Endereço completo, mapa, contatos
  • Imagem da sua logomarca
  • Album de fotos, eventos, atividades, produtos e/ou serviços
  • Textos
  • entre outros
A partir de agora, quem administra sua página é o seu usuário de perfil. Contudo, você poderá convidar outras pessoas para administrar a sua FANPAGE, normalmente outras pessoal ligadas a área de comunicação, conselho, pastores, mas principalmente jovens conectados que entendem desta ferramenta e podem te ajudar muito.
7 - Como trocar o endereço de sua Fan Page para um endereço oficial
Assim que criada, sua URL (endereço virtual) de sua Fan Page vai conter diversos números, isso é normal.
Para você ter o endereço padrão no link com o seu nome do facebook + nome da sua empresa, sua página precisa ter mais de 25 pessoas curtindo sua fan page. Então divulgue para seus contatos curtirem e assim te ajudarem a conseguir este benefício.
Assim que alcançar este número acesse este link  http://www.facebook.com/username/
Preencha os dados finais
Clique no botão "Editar" que aparece no canto direito superior e clique no link que aparece no campo "Nome de usuário"
Veja a disponibilidade e escolha o nome que você deseja para registrar. Mas atenção, este processo é único. 
8 - Divulgue sua nova Fan Page
Agora que você tem sua página, divulgue em todas suas atividades . Coloque o seu endereço do facebook no boletim dominical da igreja, em murais espalhados pela comunidade, em projeções no telão, em suas propagandas em mídias, em materiais impressos como folder, folheto, no cartão de visita, na assinatura de e-mail, e em todas possibilidades que tenha interação com o público. Divulgue também no Facebook, é claro. Aos poucos você verá os "curtis" de sua página crescer e com eles a interação com os "fãs".
9 - Conheça algumas páginas
Veja algumas Fan Pages de empresas, saia curtindo e tendo ideias para a sua.
Espero em breve ver sua Fan Page criada. Assim que você fizer, mande o link para mim, ou se tiver alguma dúvida mande para fabricioaguilherme@gmail.com
Agora que você já sabe que sua organização ou  empresa tem Fan Page e não perfil, confira o próximo artigo onde falarei de como migrar seus amigos para a Fan Page.
Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site http://www.institutojetro.com/ e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

REAÇÕES ÀS MUDANÇAS


Publicado em 21.07.2009

"É Deus quem muda o tempo e as estações." Daniel 2.21
Mudanças são inexoráveis. Tudo muda, o tempo todo, em velocidade e intensidade diferentes. Assim são as estações do ano, as estações da vida, as coisas ao redor, e até as mais distantes e desconhecidas. Contudo, temos muita dificuldade em enfrentá-las.
Para ilustrar como temos dificuldades em lidar com mudanças, gosto de aplicar uma dinâmica em grupo que segue este roteiro: (1) as pessoas ficam de duas em duas, de frente uma para a outra; (2) solicito que observem bem o outro "dos pés à cabeça"; 
(3) voltam-se de costas um ao outro; (4) solicito que promovam 3 mudanças em si (uma das mais comuns é trocar o relógio de braço); (5) voltam-se novamente de frente uma para a outra (6) e solicito que observem as 3 mudanças que o outro fez. Em geral as pessoas acertam, pois sempre são mudanças bem visíveis. Ainda durante a dinâmica, (7) solicito que todas se voltem para mim e demonstro uma mudança em mim, tirando uma chave de dentro do bolso esquerdo e colocando-a no bolso direito. Neste momento demonstro que mudanças não visíveis não são lembradas, porém são as mais difíceis, pois não tem certa "popularidade". Neste momento 
(8) pergunto a todos se acharam fácil mudar e observar as mudanças. A maioria responde que sim, até porque o exercício foi simples. Mas chega o momento final da dinâmica, quando pergunto (9) por que as pessoas voltaram ao estado original sem eu ter solicitado. Aquele que havia mudado o relógio de braço, por exemplo, antes que a dinâmica tivesse terminado, já voltou ao estado anterior. Todos caem na risada porque são flagrados que não mudaram nada.
Existem pelo menos três diferentes reações às mudanças. Aqueles que concordam e se comprometem, aqueles que ficam indiferentes podendo variar entre a colaboração e a resistência e aqueles que resistem e se levantam contra.  O esquema abaixo resume bem as diferentes reações:
1)      Os que concordam com a mudança - sinal verde:
a)      Comprometimento: Quer a mudança. Transformará em realidade. Cria todas as "leis" e estruturas necessárias.
b)     Participação: Quer a mudança. Fará todo o possível dentro de suas condições.
2)      Os que estão indiferentes com a mudança - sinal amarelo:
a)      Aceitação genuína: Vê os benefícios da avaliação. Faz tudo o que se espera e mais. Segue a "orientação".
b)     Aceitação formal: No todo, vê os benefícios da avaliação. Faz o que se espera e nada mais.
c)      Aceitação hostil: Não vê os benefícios da avaliação. Mas também não quer perder o emprego ou a posição. Faz o que se espera porque tem que fazer, mas deixa bem claro que não está realmente "a bordo".
3)      Os que resistem à mudança - sinal vermelho:
a)      Não-aceitação: Não vê os benefícios da visão e não faz o que se espera. "Não vou fazer isso; ninguém pode me obrigar."
b)     Apatia: Nem contra nem a favor da visão. Desinteressado. Sem energia. "Será que já tá na hora de ir embora?"
c)      Não-aceitação hostil: Fará tudo contra a visão. Será um incansável opositor. "Tá tudo errado!"
Os que conduzem a mudança devem conhecer a posição de todos os interlocutores e adotar estratégias apropriadas para lidar com cada grupo de reações. As reações advêm dos mais diferentes caminhos pessoais, das preferências individuais, das pressões internas e externas, da percepção se estarão sendo prejudicados ou beneficiados.
Mas nunca devemos desanimar quando acreditamos realmente que aquela mudança é necessária. Vamos promovê-la com sabedoria e muito respeito pelas pessoas. Se nos falta sabedoria, vamos pedir a Deus que é especialista em mudanças. Afinal, não há como evitar a verdade que mudanças são inexoráveis.
Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site http://www.institutojetro.com/ e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

sábado, outubro 12, 2013

20 maneiras inteligentes de fazer as pessoas gostarem de você

Olhe para o mundo e repare o seguinte: as pessoas mais bem sucedidas em nosso meio são exatamente aquelas que desenvolveram a habilidade de conquistar as pessoas. Sendo assim, que possamos gerar esse importante fator dentro de nós, de modo a atingirmos o mesmo sucesso dessas pessoas

Pablo de Paula

A capacidade de relacionar-se bem com as pessoas é um fator poderoso para qualquer profissional que quer se dar bem no mercado, haja vista que é através dessa interação que conseguimos mostrar para as outras pessoas os nossos talentos e atributos. Sendo assim, devemos otimizar nossa competência interpessoal, para que assim possamos aumentar nosso valor e consequentemente nos destacarmos no mercado.
Essa questão deveria ser dominada com maestria por todos nós, pois, praticamos esse ato desde que nascemos. Todavia, esse tem sido um dos maiores desafios do homem ao longo de sua existência. Algumas pessoas, inclusive, brincam com essa questão dizendo que preferem lidar com os animais (preferencialmente os cães), do que com o próprio semelhante, por conta das inúmeras dificuldades que um relacionamento humano possui.
Sabendo dessas dificuldades e reconhecendo a importância desse fator para o crescimento profissional de uma pessoa, elaborei 20 dicas para que possamos otimizar nossas habilidades de interação com o nosso semelhante e, consequentemente, lograrmos êxito perante o mercado. Confira:
1 - Quebre o gelo: fique tranquilo. O primeiro contato é tão complicado para você quanto para o seu alvo. Neste caso, faça o “feijão com arroz bem feito”, ou seja, se for iniciar uma conversa com alguém, faça os cumprimentos formais (se for à noite, dê um “Boa noite!”, seguido do tradicional e imprescindível “Tudo bem?”) e, após isso, busque usar algo que prenda a atenção da outra parte (elogie a vestimenta, comente sobre uma notícia pertinente, conte uma situação engraçada que você tenha vivido recentemente, enfim, use suas habilidades de conversação). Vale lembrar que tudo é uma questão de se adequar ao ambiente no qual a pessoa se encontra (clima, local, características do público etc.), ou seja, o segredo é estudar o local e identificar o que o mesmo pede, agindo com inteligência.
2 - Trabalhe suas habilidades de comunicação: a dicção, a eloquência e seu tom de voz devem ser sempre otimizados para que, assim, as pessoas possam captar a mensagem sem maiores dificuldades. Além disso, cuide também de sua imagem (marketing pessoal), principalmente quando a outra parte estiver com a palavra, mantendo sempre os olhos fixados na pessoa, bem como uma postura reta e atenta, pois, dessa forma, a outra parte criará uma boa impressão sobre você.
3 - Saiba o quê e para quem falar: identifique os assuntos que agradam a cada tipo de pessoa e busque trabalhar em cima deles. Observe as pessoas consideradas “chatas”. Elas somente buscam falar sobre aqueles assuntos que agradam a elas mesmas, não sabem ouvir e, principalmente, não admitem serem contrariadas. Sendo assim, faça exatamente o contrário e será reconhecido socialmente sem fazer muito esforço.
4 - Seja simples: uma pessoa simples é bem recebida em qualquer lugar, pois as pessoas possuem aversão a complexidade. Sendo assim, aja sempre com singeleza e humildade, fazendo com que as pessoas percebam que você é alguém que valoriza essas coisas.
5 - Busque ter iniciativa: não espere as pessoas virem até você, pelo contrário, vá atrás delas. Demonstre para uma pessoa que se interessa por ela, que quer ouvi-la e que aprecia suas convicções. Em outras palavras, demonstre para as pessoas que você é proativo e que está buscando uma interação social, fazendo com que a sociedade reconheça o seu valor e, consequentemente, possa abraçá-lo.
6 - Saiba ouvir: os melhores comunicadores do mundo são, indubitavelmente, os melhores ouvintes. Essa habilidade faz com que uma pessoa perceba que as ideias dela são importantes para você e, mais do que isso, que você valoriza e entende as mesmas. Em outras palavras, você precisa entender que um dos maiores regozijos do ser humano é expressar suas opiniões para alguém e receber uma manifestação positiva do que foi dito, ou seja, a sua atenção e o seu respeito pelas ideias alheias é algo que lhe transforma em alguém especial na vida de outra pessoa. Portanto, ouça mais.
7 - Sorria mais: você não tem ideia do poder que uma pessoa causa na alma alheia através da estampagem de um sorriso sincero. É algo surreal e sublime, que faz com que a outra parte se sinta amada. Sendo assim, distribua sorrisos por onde passar, fazendo da alegria a sua âncora.
8 - Busque dar importância para as pessoas: busque dar atenção e apreciação para as pessoas, de forma que as mesmas entendam e percebam que elas são importantes para você. Vale lembrar que colhemos aquilo que plantamos. Sendo assim, semeie constantemente positividade e o universo se encarregará de retribuí-lo.
9 –Busque ajudar as pessoas: esteja sempre disposto a estender a mão para quem precisa, buscando ajudar o próximo de alguma forma, pois assim você será sempre lembrado como uma pessoa que está presente nas situações complexas da vida alheia. É interessante frisar que as pessoas precisam de nossa ajuda nos momentos difíceis, haja vista que os verdadeiros amigos se mostram exatamente nesses momentos, aparecendo quando todos os outros já se foram.
10 - Seja verdadeiro: a honestidade é uma característica ímpar no trato com pessoas, haja vista que, através dessa atitude, as pessoas se sentem valorizadas e respeitadas. Um dos maiores mitos criados em nosso mundo é a questão de que “puxar o saco de alguém é algo positivo”. Ora, é exatamente o contrário, pois quem age dessa forma gosta do TER e não do SER, se aproximando de uma pessoa apenas por interesses pessoais.
11 - Não seja orgulhoso: é fundamental que você seja humilde, ou seja, que não se importe com algumas atitudes negativas de seu amigo, pois é natural que ele te machuque de vez em quando. Neste caso, busque olhar para os pontos positivos, pois eles são sempre maiores do que os negativos. Outra questão importante e que temos que mencionar é a seguinte: não seja legalista, cheio de não pode isso, ou aquilo, haja vista que ninguém gosta de gente burocrática. Sendo assim, seja aberto e flexível, para que assim você seja uma pessoa que transmite uma imagem de alguém carismático e não o contrário.
12 - Seja uma pessoa de palavra: é fundamental que você seja uma pessoa congruente com suas ações, cumprindo tudo aquilo que foi acordado, para que assim as pessoas percebam que você é alguém que cumpre todos os compromissos firmados. Muitas pessoas vivem manipulando as outras com falsas promessas e mentiras. Todavia, este ato é extremamente inaceitável e mesquinho, e transforma todos aqueles que assim procedem em pessoas marcadas como sendo corruptas e forjadoras, fazendo com que a sociedade tenha aversão a elas.
13 –Valorize as ponderações alheias: valorizar os pensamentos de outra pessoa é um dos grandes segredos para que uma pessoa possa adquirir a credibilidade da outra parte. Sendo assim, ouça com atenção e busque sempre reconhecer as ideias da outra parte para que, assim, você possa contribuir positivamente na vida de seu semelhante.
14 - Evite constranger a outra parte: cuidado com aquilo que você diz, principalmente se a outra parte for tímida. Se quiser fazer uma pergunta pessoal, busque usar sua inteligência, ou seja, busque fazer seu questionamento de maneira indireta, fazendo com que a outra parte perceba que é algo natural e rotineiro e que, portanto, deve ser tratado como uma coisa simples de se responder.

Outra questão importante é a de que você pode usar seus próprios exemplos para demonstrar para a pessoa que você também tropeça em determinadas situações. Por exemplo: se você é um palestrante profissional e busca ajudar uma pessoa a vencer seu medo de falar em público, conte para ela que você (que hoje é um exímio palestrante), teve inúmeras dificuldades no começo (fobia social, medos excessivos, timidez etc.), mas, que através da persistência, disciplina, determinação e treinamento, conseguiu obter êxito nessa empreitada e que, como todos somos iguais, automaticamente também irá funcionar com ela. Basta que ela esteja disposta a acreditar em seu potencial e, principalmente, que queira desenvolvê-lo. Parece ser algo simples e banal. Todavia, essa sua atitude irá motivar a outra parte e gerará na mesma uma certa confiança em você, lhe transformando em alguém que possui humildade e inteligência para ajudar o próximo.
15 - Incentive as pessoas a acreditarem em seus sonhos: você deve acreditar no próximo muito mais do que ele mesmo, fazendo-o não somente criar sonhos, mas, principalmente, acreditar neles e não descansar até que os mesmos sejam completamente realizados. Seus elogios, suas atitudes positivas e, principalmente, seus incentivos são fundamentais para que uma pessoa possa crescer ao seu lado e reconhecê-lo como um valioso amigo.
16 - Nunca julgue: uma coisa é aconselhar, outra é apontar o dedo para alguém, se enchendo de razão para fazer um julgamento sobre uma atitude alheia. Muitas pessoas perdem boas amizades por fazerem, estupidamente, ataques pessoais, expondo os pontos fracos da outra parte. Sendo assim, busque gostar da pessoa do jeito que ela é, e, se quiser dar um conselho, aja com prudência e sensatez, fazendo com que a pessoa entenda que é apenas uma sugestão e não uma crítica.
17 - Aprenda a perder: você não precisa vencer todos os debates ou não precisa ser sempre o dono supremo das ideias. Enfim, o que quero dizer é que em determinadas situações você será obrigado a abnegar de algumas coisas, ou seja, para poder ganhar, antes terá que perder. Deixe-me ilustrar com um exemplo: se alguém perder a razão e iniciar uma série de ofensas contra a sua pessoa, de nada adiantará você engrossar a voz e tentar rebatê-lo da mesma forma (querendo falar mais alto que ele), haja vista que desta forma estará se igualando a ele, ou seja, sendo uma pessoa hostil, ignorante e dotada de uma atitude extremamente ultrapassada e infantil. Sendo assim, o ideal é agir com sensatez e equilíbrio, esperando que esse “dinossauro” esfrie sua cabeça e possa, dessa forma, refletir um pouco sobre sua lamentável atitude.
18 - Seja irreverente: as pessoas são muito iguais e pouquíssimas são aquelas que agem diferente da maioria, ou seja, dificilmente você conhece alguém sem par nesse mundo padronizado em que vivemos. Sendo assim, busque ser a diferença na vida das pessoas, pois, dessa forma, você será considerado único e colherá bons frutos por isso.
19 - Tenha a capacidade de influenciar as pessoas: sabe aquela pessoa que repara que um amigo está querendo ir embora e faz de tudo para que o mesmo desista de sua ideia? Seja convencendo-o de que vale a pena ingerir mais um “copinho” de cerveja ou dizendo que também está para sair e que, se o mesmo tiver um pouco de paciência e puder esperar uma “meia horinha”, eles podem ir embora juntos? Pois é, essa pessoa tem o poder de influenciar os outros e de vender a sua ideia para eles e, melhor ainda, tudo de uma forma simples e objetiva. Se quiser conquistar pessoas, busque agir dessa forma, pois assim você será lembrado como alguém que aprecia os momentos com os amigos. Influenciar uma pessoa nada mais é do que demonstrar para ela que sua ideia é algo que irá beneficiá-la, de modo que se a mesma refletir sobre o assunto proposto indubitavelmente chegará a essa conclusão (e sua ideia será aprovada).
20 - Surpreenda as pessoas: busque arriscar mais, ser mais ousado e, principalmente, não ser previsível, pois nada é mais gratificante para uma pessoa do que ser surpreendida por alguém. Em outras palavras, você precisa fazer coisas que ninguém mais faz a não ser você mesmo, contribuindo para a mudança de cenários e, consequentemente, para a felicidade das pessoas.
Uma ótima maneira para crescermos em todos os sentidos é aprendendo a conquistar pessoas, porque o mundo vive em constantes conflitos e alguém que consegue fazer o processo inverso, ou seja, o de unir os semelhantes, possui total capacidade para mudar não só sua própria vida, mas também a de todos aqueles que estão ao seu redor, transformando cenários caóticos em soluções inteligentes.